BRASIL: Segurança, ética e cidadania na internet é tema de oficina com educadores da rede pública de ensino

BRASIL: Segurança, ética e cidadania na internet é tema de oficina com educadores da rede pública de ensino

Atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, realizado pelo MPF em parceria com a Safernet e o Comitê Gestor da Internet

Contribuir para o uso seguro, consciente e responsável da internet, promovendo a cidadania no mundo virtual. Esse é o objetivo da oficina “Segurança, ética e cidadania na internet: educando para boas escolhas online”, que será realizada em Belém nesta quarta-feira, 16 de setembro, e que reunirá cerca de 120 educadores da rede pública de ensino, além de integrantes de entidades de assistência social e do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes.

A atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, realizado pelo Ministério Público Federal (MPF) em parceria com a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Coordenado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), por meio de seu Grupo de Trabalho Comunicação Social – com auxílio do Grupo de Trabalho de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos (2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF) e do Grupo de Trabalho sobre Tecnologias da Comunicação (3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF) –, o projeto visa contribuir para o debate e a capacitação de educadores no tema, formando agentes multiplicadores em instituições públicas de ensino.

A proposta é oferecer a professores e demais operadores do sistema de direitos subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas acerca dos desafios para o uso seguro e cidadão da internet, abordando temas como o ciberbullying, o sexting, aliciamento e uso excessivo da rede.

O projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” se alinha às diretrizes estabelecidas pela Lei Nº 12.965/2014, mais conhecida como Marco Civil da Internet, que em seu artigo 26 destaca o dever constitucional do Estado na prestação da educação para o uso seguro, consciente e responsável da Internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.

Além do Pará, outras nova unidades da federação já receberam ou vão receber a oficina: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Será disponibilizada às escolas participantes do projeto a cartilha “Diálogo Virtual 2.0: preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?”, cuja versão digital pode ser acessada no site da PFDC.

Pesquisa – Em 2009, pesquisa realizada em Belém pela Safernet, com o apoio do MPF, apontou que metade dos educadores da capital paraense conhecia casos nas escolas de violência psicológica praticada na web e que 15% dos professores já tiveram conhecimento de algum caso de aluno que foi aliciado sexualmente pela internet. Dos estudantes, quase 30% nunca se sentiram seguros ao navegar na rede de computadores e 28% já foram vítimas de roubos de dados virtuais.

Esses e outros resultados do levantamento feito com com 1502 alunos e 49 educadores das redes pública e particular deram origem a oficinas promovidas em 2010 nos moldes da atividade que será realizada nesta próxima quarta-feira.

FUENTE: A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão
Aquí la noticia en Español
Aquí la programación del evento
La entrada BRASIL: Segurança, ética e cidadania na internet é tema de oficina com educadores da rede pública de ensino aparece primero en PRADPI.

Comparte la publicación

También puede interesarle